sexta-feira, 18 de março de 2011

O Húmus de Minhoca na Implantação de uma Horta Orgânica na E.E.F.M. Presidente Vargas, Crato-Ce. Ferramenta na Conscientização da Preservação Ambiental

O HÚMUS DE MINHOCA NA IMPLANTAÇÂO DE UMA HORTA ORGÂNICA NA E. E. F. M. PRESIDENTE VARGAS, CRATO-CE. FERRAMENTA NA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.


Belarmino Ferreira de Albuquerque1; Cicera Arclene de Alencar Sobral2; Cristiane Alves de Oliveira3. PROCAMPO/URCA; Departamento de História/URCA.(belarmino1971@hotmail.com);(arclenesobral@hotmail.com);(cristianeaos@hotmail.com).

As rápidas modificações ambientais provocadas pelo avanço desenfreado de diferentes atividades humanas, constituem uma ameaça constante à biodiversidade e pode está relacionado ao nível de compreensão e percepção da sociedade em relação à problemática ambiental. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo a construção de um minhocário para produção de húmus a partir da reciclagem do lixo orgânico produzido no próprio ambiente escolar e o seu aproveitamento no cultivo de uma horta orgânica, pois está fundamenta-se no principio do equilíbrio biológico da natureza, que por sua vez tem possibilitado a permanência e a evolução da vida sobre a terra. Na implantação deste projeto foram desenvolvidas práticas pedagógicas que motivassem a construção de uma conscientização de preservação do meio ambiente, especialmente o espaço escolar. Para efetivação deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a construção e manutenção de um minhocário, buscando integrar conhecimento teórico e prático dos estudantes, objetivando uma posterior melhoria dos alimentos que serão utilizados na merenda escolar. Ao longo do trabalho percebemos que a formação da consciência ambiental passa pela transformação da escola informadora em escola transformadora. Nesse processo, a educação ambiental cumpre importante papel, podendo ressignificar valores e apontar caminhos a serem percorridos na processo de conscientização ambiental.

Palavras-chave: Minhocário, Horta Orgânica; Consciência Ambiental.
1-Aluno de Graduação da URCA. 2- Aluna de Graduação da URCA; 3- Aluna de Graduação da URCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário