quinta-feira, 24 de março de 2011

Usos e abusos da água: uma análise dos impactos ambientais causados pelas atividades agrícolas ao rio Grangeiro – Crato, CE



Usos e abusos da água: uma análise dos impactos ambientais causados pelas atividades agrícolas ao rio Grangeiro – Crato, CE
Belarmino Ferreira de Albuquerque
Verenna Dias de Sales
Introdução
    No atual cenário mundial uma das principais questões refere-se à preocupação em preservar o meio ambiente com o intuito de garantir a disponibilidade de recursos essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida em geral, sendo a água reconhecidamente um recurso essencial, não só em quantidade como também em qualidade, para a sobrevivência do homem e demais seres vivos do planeta.
     Historicamente, os recursos hídricos sempre tiveram um papel determinante em todos os processos de uso, ocupação e transformação social. Os adensamentos populacionais juntamente com as atividades humanas, via de regra, encontram-se nas proximidades dos recursos hídricos, conseqüentemente, podem afetar positivamente ou negativamente o ambiente.
     A questão ambiental vem nas últimas décadas sendo objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, surgindo discussões acerca do caráter insustentável do atual modelo econômico centrado na dilapidação dos recursos naturais. A questão ambiental na agricultura por sua vez, também veio a se tornar alvo de preocupações e pesquisas a partir dos problemas advindos do chamado processo de modernização da agricultura. Os impactos causados pelas atividades agrícolas sobre o meio ambiente tendem a alterar o equilíbrio ecológico, principalmente a partir do uso inadequado dos recursos hídricos.
     Como resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas a produção de alimentos aumentou significativamente. Contudo ao introduzir a atividade agrícola no meio ambiente o homem modificou o equilíbrio natural dos ecossistemas, através da introdução de uma nova cobertura vegetal, anexação de insumos e defensivos químicos e máquinas, para a construção de um novo ambiente agrícola, modificando o meio natural, transformando-o em um novo ambiente, fruto de intersecção das ações humanas com o meio.
     O objetivo desse estudo é o de analisar os impactos ambientais causados pelas atividades agrícolas ao Rio Grangeiro, no município do Crato-CE, área escolhida para a realização desta pesquisa.




                

Um comentário: